Era uma vez uma cidadezinha localizada num país muito, muito distante...
Nessa cidade, era muito difícil de viver, pois o prefeito e seus amigos eram donos de tudo.
A única piscina da cidade era na casa dele... O cinema era só pra eles... Só os filhos do prefeito e de seus amigos tinham direito à escola, ao pediatra e ao parque...
E sabem qual o pior de tudo? Para que isto pudesse acontecer, todo o resto do povo era coagido a trabalhar para a manutenção deste estilo de vida.
O sonho da maioria era se tornar amiga do prefeito, e por isso, trabalhavam incessantemente sonhando com a piscina, a escola, o cinema...
Até que certo dia uma notícia incrível chegou à cidade: O maior circo da terra chegará aqui!
Foi um alvoroço! Todos muito felizes! Casas foram derrubadas, gente empurrada pra fora da cidade, gente que teve seu dinheiro tomado pelo prefeito e seus amigos, mas tudo isto valia a pena, pois com a chegada do circo, tudo ficaria melhor!
E assim foi feito: O prefeito e seus amigo receberam o dono do circo, negociaram todas as condições e tudo ficou certo.
A cidade estava em polvorosa quando uma notícia chegou: Este circo tem uma peculiaridade, os palhaços ficam do lado de fora. A notícia foi confirmada quando, com a chegada do circo, percebeu-se que só o prefeito e seus amigos poderiam entrar.
Os primeiros dias do circo foram incríveis. Todos na cidade estavam extasiados com a maravilha que era ter o maior circo da terra em sua pequena cidade. A maioria, apesar de não poder entrar no circo, se juntava para ouvir no rádio a descrição de tudo o que estava acontecendo.
Riam, apesar da tristeza. Ficavam com a boca cheia d'água ao ouvir a descrição dos lanches vendidos lá dentro, mesmo sem ter o que comer. Estavam apaixonados pelo circo que - assim como tudo na cidade - não havia sido feito para eles.
Até que um dia, durante a transmissão ao vivo, o locutor do rádio anuncia: O Circo está pegando fogo! O desespero toma conta da cidade! Gritaria... Choro... Raiva... Ninguém acredita que isto está acontecendo! Por que o maior circo da Terra tinha de pegar fogo justamente na nossa cidadezinha? Por que logo agora que nós estávamos tão felizes?
Para alívio da população, sabe-se no outro dia, que algumas pessoas apenas se arranharam na correria... Só foram atingidos mesmo alguns palhaços que haviam conseguido permissão para trabalhar dentro do circo. Apesar de toda a bagunça que o circo havia provocado, toda a culpa foi creditada ao cara que estava no picadeiro fazendo um espetáculo de pirofagia, na hora do incidente!
No outro dia, ao acordar, exceto pelos comentários, tudo havia voltado ao "normal": O prefeito e seus amigos comendo, bebendo, conversando e fazendo o que gostam... O resto do povo trabalhando, com fome, frio e sempre babando ao passar perto das coisas do prefeito e seus amigos...
No fim das contas, a única coisa que sobrara ao povo era passar no espaço, agora vazio, onde a lona havia sido armada e afirmar: O MAIOR CIRCO DA TERRA ESTEVE AQUI! Não mudou nada para mim! Eu não pude entrar! Alguns amigos ficaram em situação ainda pior. Outros morreram. Alguns ficaram sem casa, mas O MAIOR CIRCO DA TERRA ESTEVE AQUI!
Hugo Feitosa
Olinda, 09/07/2014
Gostei (y)
ResponderExcluirParabéns é um belo dom escrever :)
Obrigado.
Excluir